Música

[Apresentação]

O Programa da Música do Fora do Eixo tem como objetivo apresentar o planejamento, as tecnologias sociais e o modo de organização das equipes de trabalho que serão utilizadas na operacionalização da Música Fora do Eixo no ano de 2012. As Tecnologias Sociais (TEC’s) foram criadas com vistas à atender demandas de sistematização do circuito, bem como facilitar a gestão de fluxos envolvidos no cotidiano de produção da mesma.

Entre as ações previstas para o ano de 2012, o Conselho Gestor de Música do Fora do Eixo estabeleceu uma série de metas relacionadas ao desenvolvimento de ações estratégicas na área, com especial atenção às plataformas de lançamento e potencialização da novíssima música brasileira. Além de contribuir para a consolidação dos dispositivos de circulação e distribuição já ativos na cena musical do país, o Fora do Eixo pretende também evoluir nas pesquisas dos mecanismos de financiamento baseados na sistematização do investimento em moeda complementar na cadeia produtiva da música.

A busca pelo compartilhamento de gestão das tecnologias desenvolvidas também será intensificada, visando gerar condições cada vez mais propícias para a capacitação em gerenciamentos distribuídos e possibilitando a multiplicação das ferramentas colaborativas no campo da música.

O planejamento atual foi baseado nos dados fornecidos pelo Sistema da Música Fora do Eixo de 2011, apresentado pela equipe da Casa FDE SP.

 

Tags: circuito, gestão distribuida, música brasileira, .

 

[OBJETIVOS]

> Estimular, fomentar e renovar a CIRCULAÇÃO de artistas, grupos, produtores e jornalistas através das rotas estabelecidas pelo Circuito Fora do Eixo no Brasil e América Latina.

> Promover e fomentar a realização de Noites e Turnês Fora do Eixo em âmbito nacional e internacional.

> Ampliar o repertório conceitual, buscando qualificar a inserção dos agentes da equipe de música do FdE  nos debates da música no Brasil, bem como aprimorar as estratégias de comunicação do Circuito.

> Promover o LANÇAMENTO e a DISTRIBUIÇÃO de trabalhos de artistas e grupos em formatos físicos e virtuais em todo o Brasil e América Latina

> Aprimorar o site Toque no Brasil trazendo novas ferramentas para a interação de artistas, produtoes e público.

> Fomento à realização, gerenciamento e acompanhamento de Festivais

> Promover a FORMAÇÃO, CAPACITAÇÃO e CONSULTORIA de artistas e grupos através das Tecnologias da Musica FDE

>Criar bancos de dados e metodologias para a sistematização das Tecnologias Sociais da música FDE

[MODO DE ORGANIZAÇÃO]

As equipes de trabalho do Conselho Gestor da Música contam com agentes de todas as casas Regionais e é dividida por frentes de atuação que abrangem um amplo espectro da cadeia produtiva da música.   ›

[Equipe FDE] – Formada pelas equipes de gestão e apoio de cada regional;

> Tecnologias sociais

[Modelo – Banco de dados de Artistas] Banco de dados com releases, contatos, fotos e todo material de comunicação disponíveis dos artistas prioritários

[Modelo de Mailing] Mailing composto por compradores de shows de diversas categorias, entre eles, coletivos. Usado para envio das news semanais.

[Modelo Compacto.tec Música] Criados conforme necessidade, e com metas de promover a gestão e sistematização de dados relacionados aos eventos.

[TURNÊS E NOITES FORA DO EIXO]

> Tecnologias sociais

[Compacto.tec Turnê] Modelo de Compacto.tec de produção de turnê

[Banco de Rotas] Modelo de planilha de mapeamento de rotas e micro-rotas

> Formulários / registro de dados

[Regulamento Noites FdE] Sistema de regras elencadas para a realização das Noites Fora do Eixo.

[Formulário de Pós-produção Eventos FdE] Registro de dados de pós produção dos eventos da rede, tais como, quantidade de público, valor do ingresso, cachês, custos de produção, etc.

[Avaliação de bandas] Formulário para avaliação da banda pelos produtores.

[Avaliação da produção] Formulário para avaliação da produção do evento pelas bandas.

[Avaliação Público] Avaliação do público com relação aos eventos.

[Listas de circulação (Circula SP; Circula MG; FdE NE; FdE Sul; FdE Centro-Oeste; FdE Norte)]

 

[DISTRO] -

> Tecnologias sociais

[TeC das Banquinhas FdE] Sistema de operações econômicas da Banquinha da Casa.

[Banco de Extratos] Tec de catalogação de extratos criados para agentes integrados ou parceiros do Fora do Eixo Card.

[Mapeamento de Banquinhas FdE] Formulário de mapeamento nacional de ponto de distribuição (banquinhas) de produtos culturais em toda a rede do Fora do Eixo.

[Cadastro de Pontos de Distribuição FdE] Formulário de cadastro de pontos de distribuição FdE.

[Programa Distro 2012] Programa de ação e funcionamento da Distro para 2012.

 

[ TNB e Comunicação] 

> Tecnologias sociais

[Banco de Flickr] Banco de imagens com registros fotográficos de projetos e eventos, e com cartazes, pôsteres, entre outros materiais de divulgação.

[Grupo de e-mail Música FDE] Grupo para sistematisação e gestão da equipe nacional da música.

[Grupo Facebook Música FDE] Grupo para discussões relativas as ações, temas, estratégias, referências e pautas da Música FDE

[Página da música no TNB]  – Pagina de gerenciamento das oportunidades da música FDE no TNB.

[Clipping] Sistematização do Clipping da música

> Tecnologias sociais

[Modelo Calendário da Música] Modelo de calendário de eventos durante o ano

[Uni Música] -

> Tecnologias Sociais

[Modulos de Formaçao Música FDE] – Módulos de formação para o empoderamento das novas tecnologias desenvolvidas pela musica FDE, voltado a produtores e bandas.

[Cartilhas/Manuais] Elaboração Cartilhas e manuais sobre a música FDE.

[Projeto Universidade Viva Música] Edital de seleção de bandas para vivências de uma semana com todos os módulos de formação da música FDE nas Casas FDE

[Banco Música]

[TEC Música FDE 2012] Organização e sistematização de dados e planilhas sobre o trabalho da equipe da Música FDE 2012.

TEC da Distro] Orgaização e sistematização da Distro FDE 2012

TEC Compacto.Rec] Tec de gestão e sistematização do Compacto.Rec

[Modelo TEC Turnês 2012] Ferramenta de sistematização e compilação de dados sobre as turnês.

[Formulário de Pós-produção Eventos FdE]Registro de dados de pós das Noites Fora do Eixo, tais como, quantidade de público, valor do ingresso, cachês, etc.

[Indicador de Pós Eventos FDE] Sistematização e mapeamento de dados gerais referentes as Noites FDE realizadas em 2012.

[FESTIVAIS ]

> Tecnologias Sociais

[Mapa dos Festivais] Mapa dos festivais de todas as regiões do Brasil

[Banco de Festivais] Banco de contatos e informações sobre os festivais independentes do Brasil, por região.

[CALENDÁRIO]

[Calendário da Música Fora do Eixo 2013] Documento modelo para sistematização do calendário anual da música no Fora do Eixo

[PRINCIPAIS PROJETOS]

Grito Rock

•  O Grito Rock é atualmente o maior Festival Integrado do Mundo e acontece anualmente em 200 cidades, sendo 15 países, somando América Latina, América do Norte e Europa.  No período de 17 de fevereiro a 17 de março acontecerão as 200 edições com eventos espalhados por todas as datas.  Devido ao seu grande alcance, capilaridade e integração, o Grito Rock é a principal plataforma de circulação de bandas independentes do Brasil.

http://gritorock.com.br/

Festival Fora do Eixo

• O Festival Fora do Eixo é uma ação do Circuito Fora do Eixo que contou em 2011 também com o Auditório Ibirapuera/Itaú Cultural e Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado na Cidade Universitária. Também teve parceria com Studio SP, Casa da Cultura Digital, Banco União Sampaio, Agência Solano Trindade, CUFA, Ser Urbano, Laboratório Fantasma, Cena Produções, Casas Associadas, Abrafin, Rede Música Brasil, Revista Noize e Toque no Brasil. O festival acontece anualmente em São Paulo, Rio de janeiro e  Belo Horizonte sendo um grande palco da nova música brasileira.

#Noites Fora do Eixo

• As Noites Fora do Eixo promovem a apresentação de bandas independentes. Os coletivos integrantes da rede realizam esse intercâmbio musical marcado por sempre ter em seu line up uma atração de cidade e uma de fora. Durante a Noite também é montado ponto de venda de produtos culturais indenpendentes , contribuindo assim na distribuição dos produtos desses artistas.

#Domingo na Casa

• O Domingo na Casa é um evento quinzenal colaborativo de artes intregadas, que acontece desde nas Casa’s Fora do Eixo  em todo país e promove shows de artistas locais e de outras cidades em circulação, conta também com a banquinha de distribuição de produtos culturais. O evento é transmitido pela internet em tempo real pelo canal Pós TV. Dentro do projeto, outras ações como o “Quanto Vale o Show” (o público determina quanto vale o show e doa o valor que será repassado a banda), caixinha colaborativo para manutenção do espaço e do evento são laboratoriadas dentro do propósito colaborativo do projeto.

[CONSELHO GESTOR]

Gabriel Ruiz

gabrielruiz@foradoeixo.org.br

Cauibi

caiubi@foradoeixo.org.br

Ynaiã

benthroldo@foradoeixo.org.br

Filipe Doranti

dorantifc@gmail.com

Tassio Lopes

tassio@foradoeixo.org.br

Cláudia “Cacau”

cacauprodutoracultural@gmail.com

André Silva

andresilva537@gmail.com

Gabriel Murilo

gabrielmurilo2@gmail.com

Marcelo Castro

marcelocastro1984@gmail.com

Thais Andrade

caldeiraodasartes01@gmail.com

Caíque Guimães

kiqguimaraes@gmail.com

Caio Mota

planejamentodifusao@gmail.com

Elisa Maia

elisamaiajjm@gmail.com