Programa Poéticas Visuais Fora do Eixo 2013

[Apresentação]

organopoeticas-02

A frente de Poéticas Visuais se forma a partir da necessidade do Circuito Fora do Eixo de qualificar e ampliar sua produção visual. Inicia-se em 2009 o processo de elaboração da frente a partir da formação do núcleo de design, criado inicialmente para suprir a demanda de peças gráficas do próprio circuito.

Em 2010 amplia seu leque de atuação para suprir também a necessidade de expressão e representação dos designers e artistas envolvidos na rede, incorporando também outras linguagens visuais. A fotografia soma-se à frente em movimento de natural expansão, firmando suas práticas a partir de 2011, ligando-se ao tripé que hoje forma a Poéticas Visuais – fotografia, design e arte urbana.

A busca pela transversalidade e interdependência criativa das diferentes áreas artísticas é a matéria prima fundamental desta frente, caminhando assim para a desmistificação do artista especialista como criador, promovendo um alargamento da produção, partindo da premissa de que todo o indivíduo é um ser criativo e o novo contexto de acessibilidade das tecnologias permitem o aprofundamento deste indivíduo em desenvolver uma poética a partir da lógica e práticas coletivas.

[Objetivos e Metas]

sistDesign-11O objetivo do programa de Poéticas Visuais 2013 são Abertura e sistematização dos processos de gestão, Formação de agentes  em gestão e linguagens, Aproximação de parceiros, qualificação da produção de conteúdo e distribuição de conteúdo e ocupação de espaços

• Abertura e sistematização dos processos de gestão
– Atualização constante dos Compacto.TEC Poéticas e Design Gestão de Projetos
– Realização de reuniões periódicas
– Registrar todas reuniões realizadas no documento Atas Permanentes Poéticas Visuais 2013
–  Uso das listas de e-mails:
1) Gestão – Lista do conselho
2) Lista Poéticas Visuais
3) Fluxos
4) Design – design@foradoeixo.org.br
   5) Fotografia – fotografia@foradoeixo.org.br
   6) Atendimento geral – poeticasvisuais@foradoeixo.org.br
– Manutenção de TECs e documentos de Sistematização: Flickrs, Banco de Recursos, Banco de Marcas, TEC Gestão Design

• Formação
– Realização de pelo menos 01 imersão da frente por ano
– Realização de oficinas, debates, postvs nos campus temporários e permanentes
– Realização de editais de vivência e residência artística nos três núcleos – fotografia, design e arte urbana
– Elaboração de cartilhas e apresentações referentes à frente e à rede
– Elaboração de cardápio de serviços e oficinas relativos a frente

• Diálogo com parceiros
– Reuniões com artistas visuais
– Participação em conferências, fóruns, encontros, seminários de Artes Visuais
– Posicionamento enquanto grupo em debates nacionais relacionados às Artes Visuais
– Estímulo a criação de redes de artistas visuais

• Produção de conteúdo
– Realização de Coberturas Fotográficas – integradas ou individuais
– Produção de conteúdo gráfico para rede e parceiros – flyer, apresentações, memes, identidades visuais (…)
– Fomento a produção de arte urbana e contemporânea
– Sistematização e contagem de Cards produzidos pela frente
– Elaboração e manutenção da identidade visual do Fora do Eixo em todas as plataformas disponíveis

• Distribuição de conteúdo
– Realização da campanha expo.grito durante o grito rock 2013
– Elaboração de artes gráficas de projetos e ações estratégicas da rede e parceiros
– Realização de exposições fotográficas
– Lançamento do Ensaio Poéticas Visuais 2013 ao término do ano, com seleção de trabalhos produzidos
– Elaboração de projetos para editais e programas relacionados às Artes Visuais
– Desenvolver Banco de Arquivos Abertos

 

[Projetos Estratégicos]

_Compacto.Arte. Um dos principais projetos do Núcleo de Poéticas Visuais, que viu nas sedes e espaços fixos que o Fora do Eixo possui por todo país, ricos pontos para a instalação de obras e ações artísticas, que contemplam diferentes gêneros de artes visuais, como grafitti, colagem, stencil, pintura, esculturas, performance, instalação, dentre outros, sendo o projeto responsável pela qualificação estética desses espaços, deixando-os climatizados ao trabalho com Cultura Independente e ao público jovem, sendo zonas fixas de contaminação e disseminação das obras artísticas que integram a vivência nesses espaços.

_ExpoGrito. Criada em 2011 como ferramenta de fomento para atividades de integração das Artes, característica que vem sendo promissora nos Festivais de Música organizados pelo FdE. Em 2013 a exposição virtual deu lugar à proposta de circulação de artistas pela plataforma do Grito Rock. A partir das rotas de festivais, a ExpoGrito estimula cada produtor a receber um artista urbano e realizar a produção de sua intervenção. Uma cartilha base acompanha o projeto.

_Ocupação de eventos/Festivais. Partindo do conceito de integração das artes, presente em todos os projetos do Fora do Eixo, o Poéticas pretende propor ações de interação no campo das Artes Visuais dentro de festivais e eventos de linguagens diversas (música, teatro, cinema, literatura, debate político, economia solidária, etc.). Entendendo que a fruição das artes visuais é universal e que sua presença não deve restringir-se de forma alguma a eventos específicos dessa mesma linguagem.

_Intercâmbio / Residências / Vivências. Assim como os eventos e festivais tornam-se plataforma de difusão de projetos de Artes Visuais, também os projetos de intercâmbio, residências e vivências da Rede são de suma importância para potencializar a troca de saberes dentro da rede. O intercâmbio é realizado através de turnês dentro das rotas sistematizadas (ou novas rotas conectadas por pontos de Artes Visuais), sendo breve o tempo de estadia em cada ponto; as vivências constituem períodos de maior aprofundamento em uma localidade diferente da sua de origem e nas quais ao vivente é designado um papel a ser desempenhado dentro do contexto do local, e as residências constituem em períodos de maior aprofundamento do que as vivências, sendo o tempo de estadia mais prolongado e ao término do processo espera-se um produto final (como a conclusão de um projeto ou obra).

_Imersões. As imersões são encontros internos da equipe, onde o foco das atividades é exclusivamente direcionado para o diagnóstico e planejamento das ações do núcleo. A meta proposta para 2013 é de realização de pelo menos 01 imersão de planejamento durante o decorrer do ano.

_Observatórios. Visando a democratização do conhecimento necessário para o fortalecimento das ações do núcleo, será proposto um calendário de Observatórios nos quais serão abordados temas detectados como pertinentes nos processos do Poéticas Visuais. São previstos temas desde oficinas técnicas de softwares até debates antropológicos sobre arte contemporânea.

_Cartilhas. A sistematização do conhecimento produzido pelo núcleo é fundamental para o avanço na tecnologia. As cartilhas darão conta de organizar e disponibilizar esse conteúdo possibilitando a formação livre nos assuntos relacionados ao Poéticas Visuais. Estão previstas cartilhas sobre assuntos ténicos como softwares, instalações, montagens, e também referente a execução dos projetos estruturantes do núcleo, como as cartilhas do Compacto.Arte, Fotografia e Produção de Arte Urbana.

_Cardápio de Serviços e Oficinas. A soma dos saberes dos agentes integrados ao núcleo durável do Poéticas compõe o lastro de trocas com a rede. É necessário portanto garantir a clara visualização de quais são esses saberes para que a frente possa ser acionada conforme a rede tenha necessidade.

_Banco de Recursos e Arquivos Abertos. Repositório online que disponibiliza e sistematiza arquivos abertos para download, logos e manuais de aplicação, partindo da lógica e prática do creative commons. A plataforma, além de organizar a produção, busca fomentar a troca de recursos e remix tanto de projetos gráficos quanto de referências, textos, ferramentas.

 

[TECs]

CompactosistDesign-12.Tec 2013 Poéticas Visuais
Regulamento de Solicitação de Peças Gráficas 2013
[Modelo] Briefing – Projeto Padrão
[Design] Banco de Marcas
[Poéticas Visuais] Banco de Recursos
Tec ArtistasVisuais
Regulamento do Flickr

 

 

 

 

[Flickrs]

Fora do Eixo
Cultura de Red
Percurso da Cultura
Midia NINJA
Rede Brasil de Festivais Independentes
SEDA – Semana do Audiovisual
Grito Rock
Preliminares

 

[Conselho Gestor]

Rafael Vilela
Casa Fora do Eixo São Paulo

Isadora Machado
Casa Fora do Eixo Minas

Paulo Trindade
Casa Fora do Eixo Amazônia

Christian Braga
Casa Fora do Eixo Amazônia

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =